8 de outubro de 2016

A CONVERSA DO VOVÔ

Meu neto ouvia no celular uma música dessas que a Tv nos enfia goela abaixo pretendendo idiotizar mundos e fundos como tudo o que ela sempre veicula.
Perguntei-lhe por que estava ouvindo esse barulho horrível?
--É vô... Nem tudo o que vc gosta é igual ao que todo mundo gosta, essa música faz sucesso e o cantor ganha muito dinheiro. Todo mundo gosta de sertanejo, só você não! Respondeu ele.
Certifiquei-o do meu gosto por todo tipo de música, inclusive a sertaneja desde que tivesse qualidade, dizendo-lhe: música, assim como toda arte deve ter certas características para ser boa, como: melodia, harmonia, ritmo, técnica, poesia e nem tudo que faz sucesso é bom.
Enquanto falava-lhe lembrei de Goebbels , (ministro da Propaganda de Hitler) que dizia:"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade" . É lógico, uma mentira repetida mil vezes sempre será uma mentira. Porém, essa é a técnica largamente utilizada pela mídia atualmente a fim de manipular a massa.
Dois dias depois, mostrei-lhe a placa que acabara de fazer perguntando-lhe se a achava bonita e ele respondeu positivamente.
--Você pode dizer-me se tem harmonia, técnica, ritmo, poesia ? Indaguei e ele titubeou.
--Pois é Augusto, tudo na vida tem de ser feito com capricho especialmente a arte deve necessariamente usar certos atributos peculiares a ela que denotam bom gosto, beleza e tudo que lhe falei anteriormente. Se assim não for o freguês ficará descontente. Assim deve ser com tudo na vida, inclusive com a música que você ouve!
Enquanto ele ralhava, eu pensava intimamente que para ser artista de verdade devemos ter a percepção da transcendência, (quando existir) em todas as artes distinguindo claramente o sublime do decadente, a transcendência do intencional, o coração do comercial, o desejo de aplausos do amor verdadeiro.
Rubens Prata
P.S. Agradeço ao Anderson de Aerópolis que me encomendou esta placa e, Parabéns Augusto pelo aniversário.
Ateliê de Artes do Rubens Prata
O PONTO TURÍSTICO DAS ARTES EM AVARÉ
Av. Donguinha Mercadante, 3018 – Avaré Tel: (14) 3732-0019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço imensamente sua opinião